Tratamento para Melasma: Saiba quais são os mais indicados para tratar as manchas escuras

Cuidar da pele para que ela fique bonita e saudável não é apenas uma questão de vaidade, mas também de saúde. Problemas na pele podem incomodar bastante, Além de serem um sinal de alerta para algumas doenças e afetarem a autoestima e a autoconfiança do indivíduo. Um dos problemas de pele que mais incomodam, principalmente as mulheres, é o chamado Melasma. Você sabe do que se trata? Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre essas manchas escuras, como prevenir e falar sobre os tratamentos para Melasma. Confira abaixo!

O que é Melasma?

O Melasma é caracterizado por manchas que podem ser de coloração marrom claro até quase preto, com bordas irregulares e com dimensões que podem variar, ocupando até mesmo grandes extensões de áreas corporais.

Essa disfunção na pigmentação devido à alta concentração de melanina é mais prevalente no sexo feminino e geralmente aparece nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas, como colo, braços, pescoço e costas.

Existem três tipos de Melasma e saber identificar o tipo é importante para que o melhor tratamento para Melasma possa ser indicado. Os tipos de Melasma são os seguintes:

Epidérmico – Quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (que é a camada mais superficial da pele);

Dérmico – Quando há depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;

Misto – Quando há excesso de pigmentação na epiderme, derme e outras regiões.

Quais são as causas do Melasma?

A causa do surgimento do Melasma ainda é desconhecida, mas sabe-se que essas manchas escuras estão relacionadas a alguns fatores, como:

– Exposição solar frequente, principalmente sem proteção;

– Exposição ao calor constante;

– Uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações;

– Fatores hormonais;

– Predisposição genética;

– Algumas doenças (como hepatopatias, por exemplo);

– Mudanças hormonais causadas pela gravidez;

– Produtos cosméticos para tratamento de pele usados sem indicação que acabam irritando a pele;

– Menopausa;

– Tratamento de distúrbios endócrinos;

– Tom de pele escuro;

– Histórico familiar de manchas na pele.

Quais são os tratamentos para Melasma?

O tratamento para Melasma varia bastante e, por isso, é importante que se procure por um dermatologista de confiança para que o seu caso possa ser avaliado de forma individual e o melhor tratamento possa ser indicado.

Como algumas opções de tratamento para Melasma que podem ser indicados pelo dermatologista, após análise do histórico de saúde do paciente, rotina, tipo de Melasma e outros fatores específicos, estão:

Peeling Químico – O peeling químico é um tratamento para Melasma bastante indicado e feito com ácidos. Ele atinge a camada superior da pele e consegue deixá-la mais clara a iluminada.

Cremes clareadores – Existem cremes clareadores são bastante eficientes para o tratamento de Melasma. Alguns dos componentes e ácidos presentes nas fórmulas estão; Hidroquinona, Retinoide, Corticóide Tópico, Ácido Azelático, Ácido Glicólico, Ácido Salifílico, entre outros. Trata-se de um tipo de tratamento para Melasma que pode ser feito em casa pelo paciente, mas sempre sob indicação e acompanhamento do dermatologista.

Microagulhamento – É uma técnica que perfura a pele com microagulhas, estimulando a produção de colágeno e circulação da pele. Ajuda a tratar o Melasma, além de reduzir as rugas e a flacidez do rosto.

Luz intensa pulsada – A luz intensa é mais um tratamento para Melasma, em que se utiliza raios luminosos para diminuir a pigmentação das manchas na cútis.

Microdermoabrasão – Também é conhecido popularmente como peeling de cristal. Nesse tratamento para Melasma se faz uma esfoliação que remove as camadas superficiais da pele e facilita a permeação de despigmentantes. O resultado é uma pele mais uniforme e com aspecto renovado.

Como prevenir as manchas de Melasma?

O Melasma, apesar de ser uma condição benigna, não tem cura e, por isso, não deixe de seguir algumas medidas que podem te ajudar a prevenir o aparecimento dessas manchas escuras. Além disso, é importante destacar que mesmo depois do tratamento feito com profissionais, a prevenção deve continuar para evitar o reaparecimento do Melasma.

Abaixo, separamos algumas maneiras de se prevenir contra o Melasma. Comece já a se cuidar mais!

Protetor solar é fundamental

O uso do protetor solar diariamente é de extrema importância para evitar o aparecimento de Melasma. Opte por marcas de confiança, especificas para o seu tipo de pele e que foram recomendadas pelo seu dermatologista.

Tem tendência ao Melasma? Converse com o seu médico

Se você já apresentou sintomas de Melasma ou tem tendência, não deixe de conversar com o seu médico sobre métodos para evitar as pílulas anticoncepcionais e se esse é um caminho interessante para o seu caso específico.

Tratamentos caseiros? Nem pensar!

Tratamentos caseiros sem indicação do dermatologista podem causar irritações na pele e piorar o Melasma. Opte por consultar uma dermatologista de confiança para que o melhor tratamento possa ser indicado de acordo com o seu caso específico.

Tenha uma rotina de limpeza da sua pele

Manter a sua pele limpa com produtos indicados para ela e fazer limpeza de pele com a frequência indicada pelo dermatologista também ajudam a evitar o surgimento do Melasma.

Durante a gravidez: atenção redobrada!

Durante a gravidez, a tendência de surgimento de Melasma é maior. Por isso, só opte por fazer tratamento para Melasma conforme indicação médica. Na consulta, o seu caso será analisado de forma individual e as melhores estratégias de tratamento serão indicadas.

Lembre-se que não existe apenas um tratamento para Melasma

Como não existe apenas um tipo de tratamento para Melasma, é essencial que se procure por um médico para que o diagnóstico seja confirmado e o melhor protocolo de tratamento seja indicado. O que pode funcionar para a sua amiga, nem sempre é o tratamento para Melasma que vai funcionar para você.

Sobre Julia OCampo

Julia OCampo vem de uma família de médicos e tem como missão cuidar da qualidade de vida das pessoas. Oferece aos seus clientes os tratamentos dermatológicos mais modernos e eficientes, sempre realizados com todo o profissionalmente e buscando valorizar a beleza natural de cada paciente.