Sabemos que durante a gestação, a ligação do bebê com a mãe é quase simbiótica, não só o que ela ingere, mas o que sente também é transmitido para o feto.

E nessa lógica, não seria errado pensar que, uma gestante que se cuida e se sente mais feliz e disposta, resulta em um bebê mais saudável. Afinal de contas, mãe saudável = criança saudável.

É por isso que no post de hoje vamos falar de alguns cuidados com a pele durante a gravidez. Vamos lá?

  • Hidratação

As mudanças sofridas no corpo durante a gravidez, o crescimento da barriga, a região pélvica e o ganho de peso, podem trazer o aparecimento de estrias. “E o que fazer para previna-las?” Hidrate! Ativos como a manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas e óleos minerais, hidratam e fortalecem a barreira protetora da pele de forma segura para as grávidas. Além disso, o ácido hialurônico também pode preservar a hidratação e melhorar a qualidade do colágeno. Vale lembrar que a recomendação deve vir sempre do seu dermato e do obstetra, uma vez que alguns ativos hidratantes não são seguros nessa fase, como é caso da ureia, que não deve ser usada em uma concentração acima de 3% neste período.

  • Proteção solar

Parece uma recomendação corriqueira, mas o uso adequado de filtro solar nesse período, ajuda a prevenir o surgimento de manchas de melasma, além é claro, do fotoenvelhecimento, ressecamento e até o câncer de pele. É importante se atentar à reaplicação do produto a cada duras horas e combina-lo ao uso e barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros e guarda-sol.

  • Tratamentos anti-idade e anti-acne

É possível manter a pele do rosto saudável, viçosa e lisinha durante a gravidez, desde que com ativos que não sejam nocivos à saúde e desenvolvimento do bebê, como o ácido hialurônico, zinco, antioxidantes e vitaminas C e E. Alguns ácidos descamativos, como o retinoico e o salicílico (acima de 2%), não devem ser usados pois podem causar sérios danos ao desenvolvimento do feto.

Resumindo: você pode e deve se cuidar durante a gravidez, desde que sob supervisão médica. Este é um dos benefícios que incluir um dermatologista no seu pré-natal. Até a próxima!