Investir em uma alimentação saudável significa focar em uma dieta que previne qualquer tipo de desnutrição e ainda promova a proteção do organismo contra o desenvolvimento de doenças metabólicas, cardiovasculares, respiratórias, entre outros.

Mas a alimentação também representa um papel muito importante para a preservação e o aperfeiçoamento da beleza geral das pessoas, podendo garantir peles mais lisinhas e livres de rugas, unhas mais fortes, cabelos mais brilhantes e um sorriso mais radiante.

Os impactos que a alimentação tem na manutenção da estética

A alimentação é um combustível essencial para a nutrição de todos os nossos órgãos e ainda é um excelente aliado para a manutenção dos procedimentos estéticos e a recuperação de intervenções cirúrgicas que promovam a melhora cosmética.

No entanto, a construção de um bom plano alimentar também pode ajudar a manter a beleza natural do corpo de dentro pra fora.

  • Pele

A pele tende a ficar mais fina e frágil conforme o seu organismo demora mais para substituir as células envelhecidas. Por isso, garantir que o corpo tenha todas as vitaminas necessárias para o funcionamento dessas atividades, pode ajudar a retardar o processo.

Por isso, invista sempre em alimentos ricos em:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B3, B5 e B6;
  • Vitamina C;
  • Selênio;
  • Zinco.

 

  • Cabelos e Unhas

Uma dieta desregulada e deficiente em ferro ou vitamina C pode fazer com que as unhas e os cabelos fiquem mais fracos, quebradiços e sem brilho. 

Por isso, é muito importante investir na ingestão de hortaliças verdes escuras, feijão, ervilha, carnes magras e frutas cítricas – que facilitam a absorção desse tipo de nutriente.

As comidas ricas em vitaminas do complexo B também combatem a queda dos fios capilares e impedem a descamação das unhas.

  • Sorriso

A preocupação com a beleza do sorriso é uma prioridade para muitas pessoas, por isso a faceta dentaria se tornou um dos procedimentos mais procurados nos consultórios brasileiros. 

No entanto, para que essa intervenção seja possível é fundamental que a saúde bucal esteja em dia.

Para isso, a atenção com a alimentação é fundamental. Pois, é através desta que é feita reposição das vitaminas e minerais que fortalecem o esmalte dentário e previne a aparição de doenças, como as cáries e periodontites.

Enquanto isso, uma dieta desregulada pode causar problemas durante os tratamentos odontológicos, como o que feito com o aparelho ortodontico safira, ou até, causar o impedimento de clareamentos ou reposições dentais por meio de implantes.

Dicas de como criar uma rotina saudável de alimentação

Uma alimentação saudável irá variar de acordo com a estrutura corporal de cada paciente, a quantidade de exercício físico que é feito, o sexo biológico do individuo e várias outras circunstâncias que alteram as necessidades para o funcionamento do organismo.

No entanto, os requisitos básicos para a construção de uma boa dieta é equilibrando o consumo calórico diário – evitando ingerir mais do que se gasta ou gastar mais do que ingere – e adotando na rotina hábitos, como:

  • Reduza o consumo de açúcares

Os alimentos ricos em açúcares podem causar danos ao sorriso, às lentes para dentes e ainda originam problemas metabólicos, que além de serem um risco para a qualidade de vida, também podem interferir na estética dos pacientes.

Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário desse tipo de substância não ultrapasse os 10% da ingestão diária de calorias.

  • Opte pela ingestão de frutas e hortaliças

Os profissionais da área da saúde concordam que a melhor fonte de energia, vitaminas e minerais, necessários para o funcionamento do organismo e para a nutrição da pele, cabelo e sorriso são as frutas e hortaliças frescas.

Desta forma, os pacientes adultos são instruídos a comer cerca de 400g desses alimentos, por dia. Lembrando sempre que as batatas e outras raízes ricas em amido, não entram nessa categoria.

  • Coma legumes e oleaginosas como lanches

Cenouras, maçãs, pepino e diversos outros alimentos frescos, além de serem extremamente saborosos e auxiliarem com a manutenção de uma alimentação mais balanceada e rica em nutrientes, também são ótimas opções de lanches entre as refeições.

Mas os pacientes que possuam a faceta dental, ou outros tipos de intervenções estéticas odontológicas, devem tomar cuidado para que a mastigação não cause danos a esses materiais e ao procedimento, como um todo.

  • Mantenha-se hidratado

A água é responsável por conduzir os nutrientes pelo corpo e garantir o pleno funcionamento de todo o organismo. 

Assim, manter-se hidratado, além de ajudar com a manutenção de uma aparência mais jovem e saudável, também é fundamental para o bem-estar dos pacientes.

  • Faça consultas de rotina com mais frequência

As consultas de rotina são fundamentais para a profilaxia de doenças, o diagnóstico precoce de condições que podem comprometer a saúde geral do paciente e para viabilizar a construção de uma dieta que seja plenamente satisfatória para cada tipo de organismo.

Para isso, além das visitas com o nutricionista, é fundamental manter constância no atendimento com o clínico geral e com um dentista de confiança.

Isso porque, esses atendimentos podem ser úteis para sanar dúvidas, como o aparelho de porcelana preço, ou ainda como meio de realizar intervenções cosméticas que deixe a aparência ainda mais agradável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774