O envelhecimento é um processo natural de qualquer ser vivo, mas, muitas vezes, está relacionado de forma errada à má aparência do corpo e, em especial, do rosto das pessoas.

Cada fase da vida tem sua beleza, isso prova que, um belo rosto não depende da idade, mas dos cuidados e estilo de vida de cada indivíduo. 

Os dentes contribuem positivamente ou negativamente na aparência de uma pessoa, pois eles são responsáveis por um belo sorriso e pela estrutura geral da face.

Um simples dente faltando ou manchado é capaz de causar grandes constrangimentos, influenciando nos relacionamentos sociais e profissionais das pessoas.

Isso porque os dentes são considerados cartões de visita, se estão mal cuidados, causam má impressão e um aspecto envelhecido.

Entenda como os dentes envelhecem o rosto

A estrutura dentofacial está diretamente ligada ao envelhecimento do rosto por influenciar na fisionomia do paciente. Os ossos na maxila são os que mais sofrem alterações com o passar do tempo, ou pela falta de cuidados adequados.

Dentes com posições alteradas, problemas ósseos e musculares, mudanças funcionais da face são algumas das causas que resultam no envelhecimento da face.

Para mais, perder os dentes da frente diminui o volume dos lábios, enquanto perder os dentes de trás faz com que o queixo se estique para a frente, na direção do nariz, deixando a face caída, resultando na sobra de pele de toda a região.

Quando a dimensão vertical de oclusão é modificada, acaba impactando na fala, mastigação, deglutição,gerando problemas funcionais psicológicos e emocionais no paciente. 

Veja alguns problemas que influenciam no formato do rosto:

  1. Bruxismo

O ranger apertar os dentes pode ser consequência do formato dos dentes ou do rosto. A musculatura facial pode ser pesada, dando maior chance para o problema.

  1. Perda dos dentes

O rosto se torna achatado, curto e largo quando existe falta de uma ou mais dentições, porque quando se perde um dente, o mesmo acontece com  a altura facial, causando um falso envelhecimento.

  1. Inclinação dentária

O aspecto “bicudo” de alguns rostos são causados pela inclinação dentária do paciente, em outros casos, quando o dente é muito inclinado para trás, a pessoa aparenta estar sempre de “cara fechada”.

  1. Mordida aberta

A mordida aberta é quando os dentes de cima não encostam nos dentes de baixo, deixando a face mais longa e comprida. Isso pode ser resolvido tratando-se com aparelhos ortodônticos e mantendo consultas com um ortodontista de confiança.

  1. Mordida fechada

O efeito da mordida fechada é o oposto dos resultados deixados pela mordida aberta. Aqui o rosto fica com um aspecto curto e largo e o paciente tem um aspecto mais velho.

Assim como a situação com a mordida aberta, a mordida fechada pode ser tratada com acompanhamento do ortodontista e utilizando aparelhos ortodônticos recomendados.

Alterações dos dentes ao longo dos anos

O corpo humano sofre alterações ao longo da vida e isso ocorre também com os dentes, ter um bom plano odontologico para cnpj, bons hábitos alimentares e de higiene terão maior impacto sobre os dentes sempre jovens.

Ao longo do tempo o esmalte do dente fica mais poroso e perde o aspecto liso e homogêneo, normalmente por conta da saliva ácida, quando não há uma boa higienização diária.

Assim, as causas de dentes desgastados podem ocorrer em qualquer idade, não apenas por conta da velhice como muitos pensam.

Conheça algumas causas de envelhecimento dentário:

 

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Doenças gástricas;
  • Dieta não balanceada;
  • Má escovação;
  • Falta de uso do fio dental.

Uma vez desgastado, o esmalte dos dentes não se regenera. Dessa forma, o melhor tratamento contra esse envelhecimento é a prevenção.

Como prevenir problemas bucais

A melhor maneira de prevenir todos esses problemas bucais e na aparência do rosto é visitar um profissional dentista com frequência com um plano odontologico para mei.

As visitas periódicas ao consultório são fundamentais para acompanhar a saúde da boca como forma de prevenir qualquer problema.

Existem procedimentos mais simples e de grande importância para manter a boca saudável, como as limpezas profundas e restaurações.

Muitas pessoas não costumam visitar o dentista por medo do orçamento,  por isso é importante que as empresas adotem um plano empresarial odontologico.

Além de cuidar do sorriso dos funcionários da empresa, colabora com a qualidade de seus serviços, já que a saúde da boca está relacionada com todo o bom funcionamento do organismo.

Empresas que incluem este serviço em seus benefícios conseguem atrair os melhores talentos do mercado, já que muitos candidatos se preocupam com um plano odontologico para empresas.

Pode se dizer também que a garantia de um bom plano odontológico, auxilia a reter um excelente quadro de funcionários, pois eles se sentem valorizados e ficam satisfeitos.

Outra vantagem é que, normalmente, esses planos podem se estender aos familiares dos colaboradores, sem que isso tenha um peso nas contas finais. 

As empresas conseguem manter a frequência de seus funcionários, já que, segundo dados, muitas causas de faltas e atrasos, são por conta de enfermidades na boca. 

O plano odontologico pme também é avaliado pelos órgão reguladores que garantem a segurança para o contratante, incluindo serviços essenciais como os de urgência e emergência.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.