Que um sorriso melhora a estética de qualquer pessoa certamente você já sabe. No entanto, a pessoa não só fica mais bonita, como também fica ainda mais saudável, quando a saúde bucal está em dia. Quer entender o porquê? Confira o conteúdo a seguir! 

Um sorriso bonito não só deixa uma pessoa mais atraente, como também a deixa mais saudável e possivelmente livre de doenças oriundas de bactérias bucais. 

No entanto, mesmo sabendo da importância da saúde bucal, muitas pessoas negligenciam os cuidados básicos com os dentes e acabam comprometendo a sua saúde de um modo geral. 

Nos consultórios dentários, que realizam a aplicação de lentes de porcelana e outros procedimentos, grande parte dos atendimentos envolvem tratamentos de emergência e urgência. 

Isso ocorre porque, a população ainda acredita que só se deve ir ao dentista para tratar um problema e não para preveni-los. 

A seguir, separamos algumas dicas para que você tenha o sorriso dos sonhos e iremos discutir quais são os benefícios de se ter um sorriso saudável. Boa leitura!

Como manter a saúde bucal em dia 

Para manter a saúde bucal em dia quando se usa aparelho de porcelana ou não,  é importante seguir bons hábitos diários e garantir uma alimentação saudável. 

Mas, como ter uma rotina saudável e o que se deve evitar para ter um sorriso perfeito? A seguir, você encontra as principais dicas:

O que se deve evitar no dia a dia

Para ter um sorriso saudável e livre de doenças bucais, os especialistas recomendam uma série de bons hábitos, que a grande parcela da população não segue.

Os primeiros hábitos que deveriam ser cortados da sua rotina, que podem acabar manchando e estragando o seu aparelho invisível são o tabagismo, o consumo de álcool e o excesso de café. 

O tabagismo e o excesso de café, além de comprometer a saúde, modifica completamente a tonalidade dos dentes, tornando-os amarelos e com aspectos de sujo. 

Além desses hábitos é importante optar sempre por uma alimentação saudável, ou seja, evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados e repletos de açúcar. 

Os açúcares, além de potencializar as chances de se desenvolver diabetes, ainda podem ser agentes causadores de cáries. 

É claro, que uma boa higienização é ideal, mas você sabe como fazê-la? Confira a seguir!

Como higienizar os dentes corretamente 

Para higienizar corretamente os dentes com alinhadores invisíveis é fundamental que você tenha em mãos:

  • Escova de dente;
  • Pasta de dente;
  • Fio dental;
  • Limpador de língua;
  • Enxaguante. 

Os dentes da frente devem ser higienizados com movimentos circulares, assim é possível remover toda a sujeira, enquanto os dentes do fundo devem ser limpos com movimentos de vai e vem. 

No entanto, nem sempre a escovação é o suficiente e nesse momento, o fio dental tem um papel essencial, pois ele remove os restos de alimentos que ficam entre o dente e a gengiva. 

Após remover toda placa bacteriana dos dentes, está na hora de limpar a língua. Para isso, você poderá utilizar a escova ou um limpador especial para o órgão. 

A língua deve ser limpa até que toda camada branca saia, pois é ela que causa o mau hálito permanente. 

Por fim, para manter um sorriso livre de doenças, faça um bochecho com enxaguante bucal de sua preferência. 

Se você faz tratamento ortodôntico com aparelho transparente para alinhar o sorriso e deixar a estética do seu rosto ainda mais atraente, você deve seguir as dicas dos especialistas à risca. 

Benefícios de ter um sorriso saudável 

Cuidar da saúde bucal com é essencial para ficar livre de diversas doenças bucais como, por exemplo:

  • Cárie; 
  • Gengivite;
  • Periodontia; 
  • Perda de dentes; 
  • Mau hálito;
  • Excesso de placa bacteriana;
  • Endocardite bacteriana.

Além de ficar livre das doenças bucais, ter um sorriso saudável permite que você tenha mais autoestima e confiança nas relações do dia a dia. 

Vale ressaltar que uma pessoa mais segura com a sua aparência tem muito mais chances de conseguir promoções no trabalho e de ter relacionamentos mais duradouros. 

Portanto, se você está em busca de mais qualidade de vida, mais saúde e autoestima, visite um dentista regularmente. 

O especialista além de diagnosticar e tratar doenças bucais é responsável por outros tipos de tratamentos que deixam o seu sorriso e a sua estética como sempre sonhou. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.