A medicina está repleta de profissionais especializados e prontos para os mais variados tipos de tratamentos. No caso das mulheres, existem duas especialidades que são bastante procuradas: ginecologia e obstetrícia

Por estarem relacionadas, é bastante comum que surjam dúvidas em relação ao campo de atuação de cada um. Mas é de extrema importância que essa diferenciação esteja clara, para que a mulher possa buscar o profissional adequado para cuidar da sua saúde.

Para entender melhor a diferença, a seguir serão apresentadas informações importantes sobre cada profissão e como elas são importantes para a saúde feminina. 

O que é ginecologia e obstetrícia?

Ginecologia e obstetrícia são áreas de especialização dentro da medicina. Tanto uma quanto a outra tratam a saúde da mulher em diferentes estágios da vida, sendo o ginecologista o responsável por fazer o acompanhamento completo desde a infância até o período após a menopausa. 

Elas são bastante importantes, pois a mulher apresenta um sistema reprodutor diferente do homem e necessita de cuidados especializados. Por isso, recomenda-se que toda mulher faça consultas periódicas com o objetivo de entender melhor sobre o seu corpo e, quando necessário, tratar algumas doenças.

Qual a diferença entre ginecologista e obstetra 

Em primeiro lugar, é bom entender que tanto o ginecologista quanto o obstetra cuidam da saúde da mulher. O que diferencia são as formas de tratamento e os momentos em que cada um pode ser solicitado.

Vamos entender melhor:

  • Ginecologista

A ginecologia é a área da saúde que forma médicos especializados em cuidar da saúde do sistema reprodutor feminino. Assim, este profissional pode atender desde crianças até idosos, fazendo o total acompanhamento de todas as fases da mulher. 

Além disso, esta especialidade também tem a capacidade técnica de diagnosticar e tratar enfermidades que têm relação com o sistema endócrino, ossos, aparelho digestivo e outros. 

Para se tornar um ginecologista é preciso ter graduação em medicina, com duração de 6 anos e então fazer uma especialização em ginecologia e obstetrícia que dura em média 3 anos de estudo. Para estar habilitado para atual ainda será preciso ser aprovado no Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). 

Pode-se dizer então que todo ginecologista tem habilidade e capacidade de trabalhar como obstetra.

  • Obstetra 

Este, por sua vez, é o médico que tem como especialização a obstetrícia, que é o ramo da medicina que estuda a reprodução feminina e a gestação. Desse modo, o obstetra tem estudo suficiente para acompanhar todas as etapas da gravidez, fazendo o monitoramento de cada etapa, assim como o tratamento de possíveis problemas que podem surgir neste período. 

Será este profissional que irá orientar a mulher na escolha do tipo de parto (normal ou cesária), considerando fatores que envolvem questões fisiológicas e o próprio desejo da paciente. 

No puerpério ou pós-parto, o obstetra também faz o acompanhamento da recuperação física e mental, incluindo ajuda nas complicações do parto até a depressão que acomete muitas mães. 

Quando ir ao ginecologista?

Engana-se quem pensa que é preciso ir ao ginecologista apenas quando algum sintoma aparece. De fato, os sintomas são os principais sinais de que algo está errado, porém, a melhor forma de evitar um problema mais grave é a prevenção.

Por isso, é aconselhável que se faça uma consulta de rotina pelo menos uma vez ao ano. Assim, será possível fazer exames que mostram como anda a saúde. Porém, se durante este período qualquer anormalidade se fizer presente, é imprescindível ir ao ginecologista o mais rápido possível. 

Veja os principais sintomas que podem indicar alguma doença ou infecção que necessita de tratamento:

  • Secreções anormais na vagina, apresentando mudança de cor na região ou odor desagradável;
  • Mudança no fluxo menstrual da menstruação ou desregulação do período;
  • Aparecimento de alguma ferida ou verruga na região genital;
  • Dores pélvicas;
  • Alteração na região da mama, como o aparecimento de caroço ou dores sem um motivo aparente.

Quando ir ao obstetra? 

No caso do obstetra, as pacientes devem procurar este profissional desde o momento em que decidem engravidar. Ele será o responsável por passar todas as orientações para que a mulher possa ter uma gravidez saudável.

Mas caso a gestação tenha acontecido de forma não planejada, é indicado procurar o obstetra assim que ficar sabendo sobre a gravidez. A mulher poderá fazer exames de rotina e acompanhar a sua saúde e também a do bebê. 

Ter este acompanhamento é fundamental para que tudo ocorra bem durante os 9 meses e também após o parto. A gestação faz com que a mulher tenha uma mudança hormonal que pode afetar até a saúde mental, então contar com este médico é uma ótima forma de transformar essa fase complicada em um dos períodos mais bonitos da vida da mulher. 

Onde tem ginecologista e obstetra perto de mim? 

Encontrar médicos desta área pode ser uma tarefa complicada, principalmente para quem não tem um plano de saúde. Mas a boa notícia é que a internet pode ajudar bastante nesta busca, pois basta digitar “Ginecologista e obstetra perto de mim” no Google para encontrar uma lista de clínicas e médicos próximos.

É claro que é preciso fazer um filtro antes da escolha. Recomenda-se então criar uma lista de profissionais e então buscar referências e depoimentos de pacientes que já fizeram algum tipo de tratamento no local escolhido. 

Aproveite o poder da rede para pesquisar bastante e não hesite em ligar para tirar todas as dúvidas antes de marcar a consulta ou o acompanhamento, caso a procura seja por um obstetra. 

Sobre a Natuee

A clínica Natuee é referência na área, priorizando sempre a saúde física e mental dos pacientes. A equipe de profissionais é composta por médicos de diferentes especialidades que fazem todo o trabalho de forma integrada, ou seja, o paciente contará com um tratamento completo.

O contato humano é bastante priorizado e isso faz com que todos se sintam acolhidos e seguros. Para agendar uma consulta neste espaço multidisciplinar basta entrar no site oficial, preencher os dados e então aguardar o contato da clínica. 

Os atendimentos acontecem em São Paulo e também no Rio de Janeiro. Cuide da saúde com quem realmente tem interesse pelo seu bem-estar.