Um bom sorriso é essencial para nos sentirmos livres e nos socializarmos. Além disso, pessoas sorridentes tendem a ser mais charmosas. É também um fator que muitos empregadores levam em conta de maneira subjetiva na hora de contratar alguém.

O fato é que, se você se preocupa em ser uma pessoa bela, um sorriso bonito é essencial para você.

Nesse texto, vamos ver algumas dicas de como manter um sorriso bonito e saudável.

Como manter um sorriso bonito e saudável?

Para manter um sorriso em dia, é preciso ter alguns cuidados diários com a saúde bucal. O mais importante é cuidar da escovação de forma correta. Segue um passo a passo de como realizar a limpeza correta no dia a dia.

  • Escovação da parte de fora dos dentes;
  • Escovação das partes inferiores dos dentes;
  • Escovação da língua;
  • Passar fio dental, pelo menos uma vez no dia;
  • Uso do enxaguante bucal, quando recomendado por profissional.

Seguindo esse passo a passo e realizando a escovação três vezes por dia com bastante atenção com creme dental e escova macia, seu belo sorriso continuará saudável.

É importante também, realizar o acompanhamento com um profissional adequado, pelo menos uma vez a cada seis meses.

Porém se for necessário algum tratamento, será preciso retornar mais vezes. Você pode procurar um dentista endodontia para realizar alguns procedimentos como a realização de um canal, por exemplo.

Quando as cáries estão em estágio avançado, pode ocorrer bastante dor, e às vezes pode ser necessário a realização de um tratamento com urgência, seja um tratamento paliativo, ou seja mesmo a resolução do problema através da realização de um canal.

Nesses casos, pode ser uma boa saída procurar por um dentista emergência 24 horas.

Alguns procedimentos estéticos

Se a sua preocupação é deixar seu sorriso mais bonito, vá a um dentista para receber um diagnóstico e os encaminhamentos necessários. Vamos listar aqui alguns dos procedimentos mais famosos para embelezar seu sorriso.

Próteses ou implantes

Quando temos um ou outro dente faltando, uma boa opção é, ao visitar um dentista implantes podem ser colocados e permanecem como dentes novos.

Para esse tipo de procedimento, existem diversas opções de implantes no mercado, todos eles variando bastante em termos de material utilizado, forma de colocação e preço.

Uma boa pesquisa pode ser importante para saber qual é mais vantajoso para seu caso. Visite um dentista especializado em prótese para um melhor aconselhamento.

Lente de contato dental

Quando apenas um pedaço do dente está faltando, quando ele está lascado ou um pouco desalinhado, existem outras opções mais simples do que um implante ou uma prótese.

São elas as lentes de contato dentais. É uma opção prática para procedimentos estéticos mais simples. Elas simulam bem a aparência dos dentes, como brilho e cor.

Existem diversos materiais que podem ser utilizados, então também vale uma pesquisa e orientação adequada de seu profissional de confiança.

Aparelhos ortodônticos.

Quando os dentes estão bastante desalinhados alguns tratamento mais demorados podem ser necessários para deixá-los bonitos, como o uso de aparelho ortodôntico.

Os aparelhos ortodônticos tradicionais costumam causar bastante incômodo e dificultam um pouco a limpeza bucal. Além disso, algumas pessoas acham eles um pouco feios.

Hoje, em alguns casos, pode ser utilizado um novo tipo de aparelho transparente, que vem ganhando bastante espaço no mercado. 

Esse tipo de aparelho traz diversas vantagens. Eles, por serem transparentes, são esteticamente mais atraentes do que os tradicionais.

São eles também removíveis, o que facilita bastante na hora da limpeza diária, reduzindo o aparecimento de cáries e manchas que podem ser mais comuns durante o uso do aparelho ortodôntico tradicional.

Eles são feitos a partir de um modelo computadorizado de sua dentição. A partir desse modelo, são feitas lâminas que serão utilizadas durante as diferentes fases do tratamento. 

Elas funcionam de maneira semelhante aos aparelhos tradicionais, realizando uma leve pressão contínua que leva os dentes para a posição desejada.

Clareamentos

No dia a dia, às vezes consumimos alguns alimentos que podem causar manchas em nossos dentes.

Alimentos com bastante corante, refrigerantes, café, vinhos e cigarros são os grandes vilões que causam manchas.

Nesse caso, visite seu dentista para a realização de um clareamento dental. Ele pode realizar esse procedimento em seu consultório, ou orientá-lo como realizar o clareamento em casa, com kits disponíveis no mercado.