Os efeitos da imunidade baixa podem ser sentidos em todos os setores do organismo, pois esse sistema de proteção natural é o principal responsável pelo combate dos agentes infecciosos – sejam virais, bacterianos ou fúngicos –, que atacam todos os tecidos do corpo.

Assim, quando o indivíduo está com alguma deficiência que impede o funcionamento adequado dessa defesa biológica, o paciente pode começar a perceber o aumento no aparecimento de:

  • Inflamações e infecções recorrentes;
  • Doenças que demoram a ser curadas;
  • Incidência de febres, enjoos ou vômitos;
  • Diarreia por mais de 14 dias;
  • Manchas na pele, entre outros.

Tudo isso pode ser originado por diversos fatores distintos. Assim, os elevados níveis de estresse, os maus hábitos alimentares, a falta de cuidado com a saúde, a ingestão de alguns medicamentos e até o advento de doenças crônicas, são capazes de comprometer o sistema imune.

Como esse sistema afeta a pele, cabelo e os dentes

O sistema imunológico é um conjunto de tecidos, células e órgãos que se unem para bloquear a entrada de doenças e patogênicas no organismo, atuando como uma barreira de proteção para todos os órgãos.

O enfraquecimento desses tecidos afeta diretamente a pele, o cabelo e os dentes porque, além da finalidade estética, essas estruturas também são responsáveis por realizar a obstrução da ação de organismos nocivos.

Assim, quando o corpo sofre com a falta de vitaminas e minerais, esse efeito pode ser percebido visualmente nos cabelos (que passam a ficar quebradiços e a cair em maior quantidade), ou na pele, que pode assumir um aspecto mais ressecado e opaco, desenvolvendo uma dificuldade maior em cicatrizar feridas e em se regenerar.

Enquanto isso, toda a cavidade oral pode ser impactada pelo enfraquecimento da imunidade.

Por isso, o acompanhamento odontológico – disponibilizado por um plano odontologico para MEI – é fundamental durante esses períodos.

Aqui, tanto os dentes quanto a mucosa oral são atacados, e o paciente passa a notar o aparecimento de:

  • Aftas e úlceras;
  • Feridas gengivais;
  • Herpes labial;
  • Inflamações nas gengivas – como a gengivite ou a periodontia;
  • Maior incidência da halitose.

Essas doenças bucais, se não tratadas corretamente, têm consequências sérias em todo o organismo e são capazes de desenvolver enfermidades crônicas que afetam o sistema cardiológico, respiratório e nervoso.

Por isso, o uso de um convenio odontologico empresarial, para acompanhar esses quadros, se faz imprescindível.

Dicas de como fortalecer a imunidade e evitar problemas

Manter um sistema imunológico fortalecido exige o cuidado com diversos aspectos do dia a dia, desde a escolha quanto aos tipos de alimentos preferidos, até a mudança de hábitos que podem estar causando prejuízos à saúde geral do organismo.

Deste modo, algumas formas de evitar as doenças e os problemas com a aparência são:

1.    Invista em uma alimentação balanceada e diversificada

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e hortaliças é a melhor fonte dos nutrientes e vitaminas necessários para a manutenção de um organismo mais forte e um sistema de proteção mais eficiente.

Para isso, a consulta com um nutricionista é essencial, permitindo o controle da quantidade e qualidade das refeições, bem como, garantindo uma diversidade nos tipos de alimentos.

2.    Pratique exercícios físicos diariamente

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que as pessoas tenham um corpo livre de doenças e um organismo mais resistente, é fundamental a realização diária de exercícios físicos por, ao menos, 30 minutos.

Essas atividades auxiliam com a oxigenação das células, a renovação dos tecidos musculares e melhoram o desempenho do sistema imunológico.

3.    Realize o acompanhamento médico com frequência

As visitas constantes com um dentista – por meio de um plano dentario para MEI – ou com um clínico geral permite com que esses profissionais possam avaliar o bem-estar do organismo e identificar o aparecimento de doenças precocemente.

Assim, caso o paciente esteja com problemas relacionados ao funcionamento do sistema imunológico, o médico pode diagnosticá-lo e iniciar o tratamento o quanto antes, impedindo o surgimento de complicações importantes.

4.    Mantenha bons cuidados com a higiene

A utilização dos beneficios plano odontologico empresas e das assistências médicas também podem ser estendidas para a melhoria das rotinas de higiene bucal e para auxiliar com a manutenção da integridade da pele e do cabelo.

Esses cuidados são cruciais para garantir um organismo mais saudável, principalmente durante o inverno, quando o tempo seco e as partículas poluentes encontradas no ar podem danificar ainda mais a pele e todos os tecidos protetores.

Como os serviços médicos e o acompanhamento profissional podem ser bastante caros, desfrutar das vantagens disponibilizadas por um plano ideal odonto empresas ou algum serviço de saúde geral, é fundamental para garantir um sistema imunológico eficiente e para manter o organismo livre de doenças e de prejuízos estéticos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.