O que causa olheiras? Confira detalhes!

Os olhos são um dos pontos que mais chamam atenção quando olhamos para o rosto de uma pessoa, não é mesmo? E um dos problemas mais comuns na região e que pode afetar bastante a autoestima são as indesejadas olheiras, que podem ser mais amenas ou mais acentuadas, com coloração mais escura ou mais clara. 

As olheiras têm sido uma das reclamações mais frequentes nos consultórios dermatológicos, mas a boa notícia é que existem diversos tratamentos que ajudam a amenizá-las de maneira eficiente. Para a escolha do melhor tratamento para olheiras, a indicação é que se procure por dermatologistas confiáveis e que poderão realizar uma avaliação precisa de cada caso individualmente. 

Abaixo, vamos te contar mais detalhes sobre o que são olheiras, as causas, os sintomas e tratamentos. Confira e se informe mais sobre as olheiras!

O que são olheiras?

Olheiras é o nome dado as marcas profundas na área dos olhos, que podem ter colorações diferentes, como castanho claro, castanho escuro e até mesmo mais azuladas e avermelhadas. Elas são formadas devido a grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina e, em grande parte dos casos, a causa é genética. 

As olheiras podem aparecer em qualquer fase da vida, tanto em homens, mulheres ou crianças. Embora possam se formar em qualquer tom de pele, as olheiras são mais comuns nas peles morenas e negras, devido ao acúmulo de melanina na área dos olhos. 

Importante destacar que existem dois tipos principais e distintos de olheiras:

Olheiras vasculares: Na maioria das vezes possuem coloração azulada e são causadas pelo excesso de retenção de líquido, acúmulo de hemoglobina na área dos olhos e má circulação sanguínea. 

Melânicas – São as olheiras como coloração castanha e a causa principal é o excesso de melanina depositado ao redor dos olhos, seja por fatores hormonais ou pela exposição solar frequente e prolongada. 

O que causa olheiras?

Seja das mais acentuadas ou as mais amenas, as olheiras podem incomodar muito e se tornar um problema para a autoestima. Ninguém gosta de estampar manchas escuras abaixo dos olhos, certo? Então antes de falarmos sobre os tratamentos, é muito importante entender melhor sobre as causas das olheiras, ou seja, quais são os motivos principais pelos quais elas aparecem. Veja abaixo!

  • Aumento de depósito de pigmento, que pode ser tanto adquirido, quanto hereditário;
  • Aumento da visualização da vascularização da área. Que pode ser causado pelo aumento da transparência do tecido acima ou da própria vascularização;
  • Pela sombra, seja pela anatomia local ou adquirida pelo processo de envelhecimento, uma vez que ele é pode produzir um desnível entre a pálpebra e a região logo abaixo.

Como falamos anteriormente, independentemente da causa, é muito importante que se procure por um dermatologista para que seja realizada uma avaliação de cada caso de forma individual, assim como os melhores tratamentos para olheiras, os resultados que podem ser esperados, entre outros. 

As olheiras podem piorar caso não seja realizado o tratamento correto, ok? Procurar por um dermatologista é o primeiro passo para dar adeus de vez as olheiras!

Quais os sintomas de olheiras?

As olheiras não possuem qualquer sintoma, não são consideradas doenças, mas podem incomodar muito e afetar a autoestima de forma significativa. Importante dizer também que as olheiras não podem ser consideradas como um sintoma de qualquer doença específica, mas que algumas doenças e condições, como a desidratação, cansaço e a insônia, podem fazer com que elas se agravem e fiquem ainda mais profundas e escuras. 

Como tratar as olheiras 

Existe uma série de tratamentos que podem ajudar bastante para que as olheiras fiquem mais claras e até mesmo quase imperceptíveis. Abaixo, vamos citar alguns tratamentos, mas sempre lembrando que cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo dermatologista e que o protocolo varia de caso para caso. 

Nada de seguir as mesmas recomendações, produtos ou tratamentos que foram recomendados para outra pessoa, ok? É preciso uma avaliação totalmente individual. Também vale destacar que é necessário certa cautela e cuidado com tratamentos caseiros sem indicação de profissional. 

Selecionamos alguns tratamentos eficazes para olheiras. Confira quais são eles!

  • Preenchimento com ácido hialurônico: Ajuda na aparência de olheiras profundas, que surgem devido à perda de sustentação da pele. O resultado é a diminuição das fossas lacrimais e o disfarce das olheiras, sendo um tratamento que agrada bastante os pacientes e que pode ser realizado com certa frequência. 
  • Luz Pulsada e Laser: Ajudam a atenuar o componente vascular, como pigmentar paulatinamente e melhorar a aparência da olheira. Geralmente os tipos de laser mais indicados são de rubi (694 nm), Nd:YAG (1064 nm), pulsado (585 nm), Nd:YAG poliderm (650 e 532 nm), high-energy pulsed CO2 e o de Alexandrite.
  • Peelings: Melhoram a aparência da pele uma vez que estimulam a renovação celular, atenuando o pigmento concentrado e auxiliando no clareamento da olheira.
  • Dermocosméticos clareadores: Comumente indicado para quadros mais leves ou iniciais de olheiras, funcionando também como coadjuvante de outros procedimentos, além de auxiliar na manutenção do resultado proporcionado em consultório.


CarboxiterapiaTratamento realizado com a aplicação de pequenas injeções de CO2 diretamente nas olheiras, melhorando a circulação, aumentando a produção de colágeno, clareando a pele e contribuindo para o rejuvenescimento. A técnica é muito usada para combater as olheiras e a quantidade de sessões, assim como o intervalo entre elas, deve ser orientado por profissional.

O que causa olheiras: Tratamentos!

Bom, dessa forma, não existe um tratamento que funciona mais ou menos. O ideal é que seu dermato avalie o seu quadro e estabeleça o melhor ou os melhores protocolos para você. Dito isso, que tal conhecermos alguns dos principais procedimentos?

1-   Preenchimento com ácido hialurônico: Ajuda na aparência de olheiras profundas, que surgem devido à perda de sustentação da pele.

2-   Luz Pulsada e Laser: Ajudam a atenuar o componente vascular, como pigmentar paulatinamente e melhorar a aparência da olheira.

3-   Peelings: Melhoram a aparência da pele uma vez que estimulam a renovação celular, atenuando o pigmento concentrado e auxiliando no clareamento da olheira.

4-  Dermocosméticos clareadores: comumente indicado para quadros mais leves ou iniciais de olheiras, funcionando também como coadjuvante de outros procedimentos, além de auxiliar na manutenção do resultado proporcionado em consultório.

Saiba mais sobre Julia Ocampo

Julia OCampo vem de uma família de médicos e tem como missão cuidar da qualidade de vida de seus pacientes. Oferece aos seus clientes os tratamentos dermatológicos mais modernos, tecnológicos e eficientes, sempre realizados com todo o profissionalmente e buscando valorizar e realçar a beleza natural de cada paciente.  

Entre os tratamentos realizados estão: tratamento para olheiras, tratamento para manchas na pele, tratamento para unhas, harmonização facial, efeito bichectomia, clareamento de virilha, tratamento de papada, tratamento para acne, combate a rugas, fios de sustentação, skin booster, peeling, microagulhamento, depilação a laser, entre outros.  

Entre em contato! Será um imenso prazer te atender!

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774