Da teoria à prática

Se ensinar é aprender duas vezes, aplicar um conhecimento é ampliar nossa capacidade de aprendizado. Concorda? E claro que na medicina não é diferente. Aprendemos desde o começo da vida acadêmica que, para sermos bons médicos, devemos “arregaçar” as mangas do jaleco e aproveitar toda oportunidade de desenvolvimento profissional.

Por mais de três anos trabalhei como preceptora de Dermatologia Clínica e Cirúrgica da Residência da Saúde da Família da Prefeitura do Rio de Janeiro, o que me trouxe uma visão mais precisa das particularidades dessa especialidade. Aspectos como necessidade cirúrgica e procedimentos mais comuns foram apenas alguns dos pontos que pude notar com mais clareza.

Aliás, boa parte dos atendimentos na atenção primária (APS) são referentes a queixas dermatológicas. Em outras palavras, se você é acadêmico de medicina, residente de Medicina de Saúde da Família e Comunidade, está se especializando ou deseja se especializar em dermatologia, o conhecimento dos fundamentos em cirurgia dermatológica na APS certamente vai te ajudar a: ficar mais autônomo e seguro em relação ao cuidado global do seu paciente, conhecer as principais técnicas utilizadas e entender os fundamentos.

Foi pensando nisso que desenvolvi um Curso de Dermatologia Cirúrgica para APS, no qual abordarei do preparo e anestesia até os cuidados pré e intra-operatórios. Posteriormente, os alunos aprenderão na prática através de uma atividade realizada em modelo animal (língua de boi) e executarão procedimentos como: biópsias, sutura, cureta e princípios de eletrocirurgia.

Abaixo você pode ver a ementa do curso simplificada:

Aula teórica
– Introdução à cirurgia dermatológica
– Preparo cirúrgico
– Fluxo histopatológico
– Instrumental cirúrgico
– Fios
– Assepsia e antissepsia
– Sutura
– Técnicas de biópsia
– Anestesia tópica e injetável
– Eletrocirurgia
– Criocirurgia
– Exérese de cistos
– Exérese de nevos melanocíticos

ALMOÇO

Aula prática
Treinamento em língua de boi:
– Fuso
– Curetagem
– Punch
– Suturas (diferentes pontos)
– Eletrocirurgia

Informações gerais
Alunos:
Turmas de 12 a 16 pessoas

Público-alvo:
– Médicos de Saúde da Família
– Residentes em Saúde da Família
– Acadêmicos de medicina
– Dermatologistas em formação