As manchas na pele podem ter coloração escura, amarronzada, vermelha, branca e até mesmo vir a mudar de cor com o passar do tempo. Porém, independente da coloração e dos tipos de manchas na pele, como Melasma e Rosácea, elas devem ser vistas como um assunto sério e servir como um sinal de alerta para que se procure por um dermatologista. 

Não estamos nos referindo somente a estética, já que dependendo dos tipos de manchas na pele, elas podem indicar problemas de saúde e até um caso de câncer de pele, reforçando a necessidade de análise e indicação do melhor tratamento e rotina de cuidados especifica por um profissional especializado. 

Abaixo, vamos esclarecer melhor quais são os tipos de manchas na pele mais comuns, como tratar e sobre a importância da prevenção. Confira e tire suas dúvidas! 

O que são as manchas na pele? 

Manchas são marcas pigmentadas na pele, que podem ter diferentes formatos e colorações. Elas recebem diferentes nomes, como sardas, cicatrizes de acne ou Melasma, e cada uma tem caraterísticas diferentes, como a causa, cor e a textura. 

Entre as causas para o aparecimento das manchas podemos citar a genética, a exposição solar, alterações hormonais, inflamações locais, idade, entre outros. 

Independente das características é fundamental que se procure por um médico especialista ao detectar a presença de alguma mancha, já que qualquer alteração em nosso organismo é um sinal de alerta. De maneira alguma se automedique, os tipos de manchas na pele possuem tratamentos específicos.  

Quais os tipos de manchas na pele? 

Existem diferentes tipos de manchas na pele e cada uma delas possui características diferentes. A seguir, apresentamos 9 tipos de manchas na pele mais comuns! 

Melanoses ou manchas senis

São escuras, arredondadas e surgem devido a exposição prolongada ao sol.  Esse tipo de mancha na pele demonstra o histórico de exposição aos raios ultravioletas e costuma aparecer com o passar dos anos. 

Sardas 

As sardas são amarronzadas e geralmente aparecem no rosto de crianças ou jovens, ficando com a coloração mais forte depois da exposição solar. 

Melasma 

Melasma geralmente é um tipo de mancha que aparece nas maçãs do rosto, testa e buço. Com coloração amarronzada, é comum o Melasma surgir após a gravidez, devido ao uso da pílula anticoncepcional e exposição solar. 

Manchas de acne 

As manchas de acne aparecem depois do processo inflamatório da acne, podendo ter coloração avermelhada e que com o tempo se torna amarronzada. 

Leucodermias ou acromias 

São manchas brancas que aparecem devido a diminuição ou ausência de melanina, sendo comuns em casos de vitiligo, pano branco e albinismo. 

Dermatite 

A dermatite pode ser seborreica, atópica ou de contato. São manchas vermelhas, escamosas, que podem surgir no corpo inteiro e que, geralmente, causam bastante coceira. 

Psoríase 

São manchas de pele caracterizadas por placas vermelhas com descamação e que surgem, geralmente, no joelho, cotovelo, axila e virilha. 

Rosácea 

São manchas avermelhadas e rosadas que aparecem no rosto, principalmente na bochecha, nariz, testa e queixo. A rosácea é comum em pessoas de pele mais clara e sensível. 

Câncer de pele  

O câncer de pele são lesões cancerígenas que podem ter diversos tamanhos, formatos e colorações. Geralmente, são formadas manchas pequenas nas áreas mais expostas ao sol e que podem aumentar lentamente de tamanho e ter sangramentos. 

Quais são os tratamentos para as manchas na pele? 

Como vimos, os tipos de manchas na pele podem ter causas diferentes e, por isso, o mais indicado em qualquer caso é procurar por um dermatologista para que uma análise seja realizada. A partir desse check-up, o profissional vai conseguir indicar de forma precisa qual é o tratamento e a rotina de cuidados mais indicado para o seu caso específico.

No geral, os tratamentos que podem ser indicados envolvem produtos e ativos clareadores, como creme clareador, esfoliante, filtro solar, ácido ferúlico, niacinamida, vitamina C, ácido tranexâmico, entre outros. Já entre os procedimentos químicos, os mais recomendados e que podem melhorar bastante a aparência das manchas está o peeling químico e físico, laser, luz pulsada e o microagulhamento.

A tecnologia realmente está avançando muito no tratamento dos mais diferentes tipos de manchas da pele e o uso dos produtos e procedimentos químicos adequados e recomendados pelo dermatologista após uma análise podem fazer com que as manchas realmente melhorem de aparência e até mesmo desapareçam por completo. 

Como prevenir as manchas na pele? 

Apesar das manchas na pele terem diferentes características e causas, existem algumas formas de prevenir com que elas apareçam. Lembre-se que a pele é o maior órgão do nosso corpo e que deve ser cuidada diariamente.

Para prevenir o surgimento de manchas na pele: 

Use filtro solar diariamente 

O protetor solar deve ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados. O recomendado é que o FSP seja sempre maior do que 30, para que a proteção realmente seja eficaz. Lembre-se de aplicar novamente o filtro depois de mergulhar no mar ou piscina. 

Evite exposição solar entre 10h e 16h

Os raios ultravioletas possuem maior incidência entre as 10h e as 16h, sendo necessário evitar exposição solar nesse período e, principalmente, sem proteção solar adequada. 

Não se automedique e tenha atenção as bulas dos remédios

Alguns medicamentos podem causar manchas como efeito colateral. Por isso, não se automedique e fique atento as bulas dos remédios. Medicamentos sempre devem ser recomendados pelos médicos, que vão saber fazer as recomendações de acordo com os efeitos colaterais que podem vir a causar. 

Visite o dermatologista pelo menos uma vez ao ano 

Visitar o dermatologista ao menos uma vez ao ano é essencial para prevenir manchas na pele, já que ele vai examinar a sua pele, montar uma rotina de cuidados e limpeza especifica para você e também indicar tratamentos que podem vir a ajudar na prevenção de manchas. 

Sobre Julia Ocampo 

Julia OCcampo vem de uma família de médicos e tem como missão cuidar da qualidade de vida das pessoas. Oferece aos seus clientes os tratamentos dermatológicos mais modernos e eficientes, sempre realizados com todo o profissionalmente e buscando valorizar a beleza natural de cada paciente.  

Entre os tratamentos realizados estão: tratamento para unhas, tratamento para manchas na pele, tratamento para olheiras, harmonização facial, efeito bichectomia, clareamento de virilha, tratamento de papada, tratamento para acne, entre outros. 

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774