Febre entre jovens e adultos de todo o mundo, a tatuagem é um procedimento que consiste na realização de uma arte permanente na pele, e que tem como objetivo eternizar algo ou alguém em seu corpo — ou simplesmente é feita por uma questão de estilo. 

Mas antes de realizá-la, é fundamental que a pessoa esteja certa do que está fazendo, uma vez que tirar uma tatuagem do corpo não é uma tarefa que pode ser feita apenas utilizando água e sabão. 

Podemos encontrar diversos casos de pessoas que estão insatisfeitas com suas tatuagens e que se arrependeram anos após se tatuarem. Segundo estudo realizado pela Syneron Candela, 40% das pessoas entrevistadas maiores de 18 anos, mostraram-se arrependidas por ter feito alguma tatuagem, seja por representar uma recordação de um antigo namorado ou porque se tornou ultrapassado e de mau gosto. 

Contudo, diante dos avanços tecnológicos, tirar uma tatuagem do corpo se tornou uma tarefa um pouco mais fácil. Hoje no mercado podemos encontrar diversos métodos para remoção de tatuagem da pele, sendo que alguns deles é preciso ter bastante cuidado, pois não são muito indicados e podem causar problemas irreversíveis. 

Como remover uma tatuagem da pele?

Para quem está querendo tirar uma tatuagem do corpo definitivamente ou quer apenas clarear a sua tatuagem, é preciso procurar por um profissional qualificado para que seja feita uma avaliação que permita encontrar o método mais seguro e eficaz para a remoção. 

Algumas das principais técnicas de remoção de tatuagem são:

Laser

Mesmo o método sendo bastante eficiente e seguro, isso não significa que o procedimento garante a remoção total da tatuagem. Os resultados dependem de fatores como coloração e tinta utilizadas. 

Normalmente, tatuagens amadoras e malfeitas são mais fáceis de serem removidas, enquanto as profissionais e muito coloridas são mais complexas de tratar com laser, sendo que somente no decorrer das sessões será possível que o profissional avalie melhor as condições de evolução do tratamento. 

O procedimento a laser para tirar uma tatuagem do corpo é realizada a partir da aplicação de uma luz colocada diretamente na região da pele em que se contra o desenho. Esta luz irá destruir os fibroblastos em partículas pequenas que, por sua vez, serão reabsorvidos pelo corpo, apagando a tatuagem. 

Vale ressaltar que o tratamento não é indolor, e pode causar aderências, hiperpigmentação e sensibilidade na pele após a realização do procedimento. Por isso, é muito importante adotar alguns cuidados simples após a aplicação do laser:

  • Evitar exposição ao sol 30 dias antes e 30 dias depois do tratamento;
  • Respeitar a cicatrização natural da pele;
  • Observar possíveis reações;
  • Manter a área coberta no intervalo entre as sessões de remoção. 

Dermoabrasão

Esse método é feito por meio da pulverização de uma solução para entorpecer a pele do paciente, na qual o profissional se utiliza de uma lixa cirúrgica conectada a um aparelho estético dermoabrasivo para tirar uma tatuagem do corpo do paciente. 

O equipamento tem a função de lixar e remover as camadas superiores da pele até que seja possível encontrar uma nova camada, a fim de fazer com que os pigmentos da tatuagem desapareçam, o que geralmente não é feito por completo. 

Neste tipo de procedimento, o paciente é anestesiado, uma vez que a dermoabrasão é bastante dolorosa, podendo causar sangramentos e até mesmo deixar cicatrizes. O ideal é que logo após a realização da técnica, o paciente mantenha o acompanhamento com o profissional e não o realize caso tenha casos de queloide, hiperpigmentação ou hipopigmentação.

Cirurgia 

Este tipo de método para tirar uma tatuagem do corpo é muito simples e rápido, e é normalmente utilizado em casos nos quais o paciente possui um desenho pequeno tatuado em sua pele e em locais onde há limitações, tais como os ombros e tórax. 

Bastante semelhante a uma cirurgia convencional, o procedimento consiste na excisão (retirada) do tecido onde se encontra a tatuagem. 

Em casos de tatuagem maiores, o método cirúrgico pode ser realizado, porém será necessário realizar possíveis enxertos. 

É muito importante sempre procurar um profissional qualificado para que ele avalie e seja possível tirar todas as dúvidas para que ambos consigam encontrar o melhor procedimento para remoção da tatuagem.