A pele é o maior órgão do corpo humano e cuidar dela, mantendo-a saudável, não é uma questão de estética, mas de saúde. Para que você tenha uma ideia melhor da importância de uma pele saudável: ela previne doenças que podem surgir a curto, médio ou longo prazo, como é o caso do câncer de pele, por exemplo.

Você tem cuidado da sua pele? Sabe o que significa uma pele saudável? E qual médico você deve procurar para cuidar da sua pele? Essas são algumas perguntas que vamos responder a seguir para te ajudar a conquistar uma pele saudável! Confira a seguir!

O que é uma pele saudável?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia uma pele saudável é aquela que tem textura aveludada e que produz gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Resumindo, a pele saudável é aquela com textura uniforme, luminosidade e brilho, mas sem exageros.

E é fácil identificar caso a sua pele não esteja saudável, já que ela mostra sinais de alerta, como acne, ardência, poros dilatados, excesso de oleosidade, perda de uniformidade, falta de luminosidade, descamação, vermelhidão, textura irregular, entre outros.

É importante dizer que a preocupação com a pele saudável deve acontecer em todos os momentos da vida e idade também e que o cuidado deve ir além da estética, já que a pele reflete diretamente em nossa saúde em geral.

Como manter sua pele saudável?

Engana-se quem pensa que apenar usar cosméticos faz com que a pele fique saudável, já que uma pele saudável é a consequência de diversos fatores e hábitos, como alimentação, uso do protetor solar diariamente, consumo de álcool, tabagismo, entre outros.

Abaixo, selecionamos alguns fatores que influenciam diretamente em uma pele saudável. Confira!

Alimentação

Ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é fundamental para que a pele fique saudável. Por isso, procure ter uma alimentação balanceada no seu dia a dia, evitando produtos muito industrializados e que podem prejudicar a saúde da pele.

As frutas vermelhas, por exemplo, são boas opções para ter em seu cardápio como sobremesa, já que são ricas em vitamina C, ajudando a prevenir o envelhecimento da pele.

Limpeza

A limpeza da pele é essencial para que ela fique saudável. Geralmente, o recomendado é que se lave o rosto duas vezes por dia usando sabonete especifico para o seu tipo de pele, ajudando assim a retirar as impurezas e até mesmo a poluição que pode fazer com que a pele fique mais oleosa e até contribuir para o surgimento da acne e de cravos.

Uma rotina de limpeza de pele com profissionais também é uma excelente alternativa para que a pele fique mais limpa, sempre procurando que essa limpeza seja realizada por profissionais de confiança e que usam produtos de qualidade.

É interessante destacar um hábito comum e que pode prejudicar de forma significativa a saúde da pele: não retirar a maquiagem antes de dormir. As substâncias presentes na maquiagem podem acabar obstruindo os poros e aumentando a chance de surgimento de cravos e espinhas.

Hidratação

A hidratação é outro fator que influencia diretamente em uma pele saudável. Além do uso de produtos tópicos, que previnem o ressecamento, também é necessário atenção no consumo de água. O recomendado é que se ingira pelo menos dois litros de água diariamente, pois melhora a circulação sanguínea, aumenta a taxa metabólica e o fluxo de oxigênio, contribuindo não só para uma pele saudável, mas também para a saúde do organismo em geral.

Vale destacar, ainda, que a ingestão adequada de água ajuda na eliminação de toxinas e no aumento da imunidade, sendo essencial para combater diversas doenças relacionadas a pele e também para evitar rugas.

Proteção

A exposição prolongada à radiação ultravioleta pode causar rugas, manchas e até mesmo câncer de pele. Um alerta: são 180 mil novos casos de câncer de pele registrados todos os anos pelo Instituto Nacional de Câncer.

Por isso, para a saúde da sua pele, proteja-se diariamente do sol com protetor solar que tenha fator mínimo 30. Ao comprar o protetor, não se esqueça de verificar se o mesmo oferece proteção contra radiação UVA e UVB.

Além da proteção, é indicado que se evite tomar sol entre 10h e 16h e, que, se não for possível, sempre optar por barreiras que podem ajudar a proteger a pele do sol, como barracas de praia, bonés, chapéus, entre outros. Não se esqueça também de reaplicar o filtro solar sempre após mergulho na piscina ou no mar.

Qual médico devo visitar para possuir uma pele saudável?

O médico indicado para conseguir e manter uma pele saudável é o dermatologista, que vai analisar, prevenir e tratar os mais diferentes casos, como: linhas de expressão, manchas ou pintas suspeitas, estrias, celulite, flacidez, coceira, vermelhidão, descamação, pele muito seca ou muito oleosa, queloides, entre outros.

A frequência de consulta com um dermatologista pode variar, mas geralmente o indicado é que essa visita aconteça pelo menos uma vez ao ano como meio de prevenção e para que a sua rotina de cuidados com a pele seja atualizada. Além disso, sempre que você observar alterações na pele e qualquer pinta ou mancha suspeita, é indicado que se marque uma consulta com o dermatologista o quanto antes.

Em relação a estética, o dermatologista também é o profissional que poderá te indicar os melhores tratamentos, seja para olheiras, clareamento de virilha, preenchimento, peeling, microagulhamento, entre outros.

Sobre Julia Ocampo

Julia OCampo vem de uma família de médicos e tem como missão cuidar da qualidade de vida das pessoas. Oferece aos seus clientes os tratamentos dermatológicos mais modernos e eficientes, sempre realizados com todo o profissionalmente e buscando valorizar a beleza natural de cada paciente.

Entre os tratamentos realizados estão: tratamento para unhas, tratamento para manchas na pele, tratamento para olheiras, harmonização facial, efeito bichectomia, clareamento de virilha, tratamento de papada, tratamento para acne, combate a rugas, fios de sustentação, skin booster, peeling, microagulhamento, depilação a laser, entre outros.

 

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774